O PROCESSO DE KAFKA COMO OBJETO DE ESTUDO NO TEXTO TEATRAL

5 jul
O surgimento do teatro se deu como cerimônia grega e se confunde com a história da humanidade. A tragédia nasceu logo após duas grandes guerras pérsicas, abordando atos heróicos e grandes triunfos. Em nossos dias, a palavra drama é usada comumente para designar uma situação comovente que envolve sofrimento ou aflição. Originalmente, porém, a palavra drama, que vem do grego drama, significava “ação”, e era usada com relação à arte teatral. E é isto que caracteriza o gênero dramático – o fato de apresentar a encenação de um texto.
Tendo isso em conta, este estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e por entrevistas com profissionais da área teatral, pretende analisar como é a transcrição do romance O Processo de Franz Kafka para o teatro; que elementos do texto sugerem a proximidade desse texto com um roteiro de teatro utilizando-se das características tradicionais do texto teatral.

Na montagem de uma peça a partir do texto literário, o diretor para fazer a adaptação necessita que o personagem tenha um grande impasse. Estruturalmente, que tenha alguém com um grande problema e que busca solução para o problema, então o conflito está declaradamente armado, este é o elemento dramático. Há um desdobramento, alguma ação de um personagem que se encontra frente a inúmeros obstáculos. Existe um problema claro.
No romance O Processo, a divisão em capítulos facilitou para uma montagem de teatro. O discurso direto que é uma característica tradicional do texto teatral foi facilmente adaptado, segundo José Henrique Moreira, foi feito uma transposição da obra de Kafka.
Os elementos que entram em jogo na organização – produção, maquiagem, luz e figurino – é uma decisão derivada do ambiente, as decisões saem do romance. Faz parte também da estrutura o fato de haver poucas cenas e muita gente. Para o público fica tudo muito claro quando um ator está representando outro personagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: