Capítulo Final de DOM CASMURRO.

31 jul

E Bem, e o Resto?
Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada.

O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.
                                                                                                                    Dom Casmurro, p.271.


Sempre fica a pergunta se Capitu traiu ou não Bento. Isto pouco importa numa obra que deixa ao leitor uma sensação de voltar ao início. As suspeitas em relação à Capitu começam a surgir já na primeira parte com as referências feitas por José Dias. Seu discurso apimentando o pensamento de Bentinho que até então não alimentava tal sentimento.


A obra adaptada para a telona deixa claro aos espectadores o equívoco cometido por Bento. Por isso, penso que a leitura antecede a tela de cinema em que o narrador consegue confundir o leitor e o faça pensar descobrindo assim, várias possibilidades.

3 Respostas to “Capítulo Final de DOM CASMURRO.”

  1. Laryssa França 14 de novembro de 2010 às 12:38 am #

    É incrível essa sua paixão por essa literatura. Perdi a conta de quantas vezes você já leu este livro… Acho maravilhoso isso!

  2. JORGE VIDAL 3 de setembro de 2011 às 10:14 pm #

    Não estou de forma alguma criticando o conteúdo do seu Blog ─ que entendo ser um trabalho do que se diz da obra Dom Casmurro. Entretanto, estou sim (usando este seu Blog como veículo, e me perdoe por isto) dizendo da minha grande tristeza em contatar que a maioria dos leitores de Dom Casmurro tem reduzido a obra à indevida obliqüidade e ao falso adultério de Capitu; também outras coisas do contemporâneo da obra que decididamente não cabe nela; diferentemente, esses dois pontos (da primeira ponderação) são elementos de intencional contradição para pegar e brincar com acadêmicos e muitos leigos como eu, que as entendi plenamente, e em nenhum momento caí nessas e em outras peraltices da genialidade de Machado, e pelo contrário, as reproduzo no trabalho citado. Senão, você e seus leitores visitem os meus Blogs sobre o assunto: REAL EVOLUÇÃO DA FEITURA DA OBRA DOM CASMURRO ─ http://www.verdadedomcasmurro.blogspot.com e constatem o que tenho ponderado neste pequeno comentário. Também o Blog SÓCRATES VERSUS PLATÃO VERSUS MACHADO ─ http://www.socratesplataomachado.blogspot.com .
    Atenciosamente JORGE VIDAL

  3. pingoseletras 1 de julho de 2014 às 8:43 pm #

    Olá Jorge!
    Sim, é assustador a confusão feita em torno do “caso” Capitu, mas isso na verdade parece causar ainda mais frisson nesta magnífica obra.
    Grata por teu comentário.

Deixe um comentário

